10 Abril, 2024 |
Por: Joilson Telles
10 Abril, 2024 |
Por: Joilson Telles
Não é incomum que nas empresas existam atividades que são realizadas de forma repetitiva e manual, sendo que tarefas operacionais fazem parte da rotina das diversas áreas de negócio.
Veja que isso não é uma crítica ao modelo de trabalho, na verdade essa é uma realidade com que as organizações acabam por conviver e buscam formas de se otimizar. Neste sentido, tem-se a possibilidade de avaliar a viabilidade de implementar soluções que realizem as atividades operacionais de forma mais autônoma e eficiente. A palavra automação acaba por ser o ponto central na busca de soluções deste aspecto, e neste sentido, alternativas como RPA podem se tornar altamente recomendadas para as organizações, principalmente para que a eficiência operacional acompanhe o crescimento das empresas.
RPA (Robotic Process Automation) é uma sigla para automação robótica de processos, uma estratégia que faz uso de tecnologias capazes de realizar diversas tarefas visando a minimização da intervenção humana e o aumento da produtividade. Essas automações podem fazer o uso de um arcabouço amplo de tecnologias e frameworks, podendo interagir com bancos de dados, APIs, interfaces de usuário, sistemas e entre outros.
Atualmente, soluções de RPA podem ser categorizadas em dois grandes grupos, cada um com suas características particulares, veja a seguir:
RPA Assistida:
O grande foco dos “Robôs” construídos dentro dessa categoria de RPAs é automatizar tarefas executadas no computador do colaborador que as executa. Imagine ambientes como Call Centers em que a depender do retorno do cliente se faça uma determinada tarefa, muitas vezes com pouca diferença entre uma e outra. Essa pode ser uma possível oportunidade e um indicativo forte para que um robô apoie o profissional presente na linha de frente a tornar suas atividades mais ágeis e eficientes. Neste caso, a solução viabiliza, por exemplo, que o mesmo atendente realizasse uma quantidade maior de atendimentos e reduzindo, consequentemente, o tempo de espera do cliente. Vale ressaltar que neste caso os robôs precisam ser ativados para sua execução.
RPA Não Assistida:
Neste grupo, os robôs partem para uma estratégia diferente, focando em atividades que buscam o mínimo de intervenção humana, sendo independente e se baseando em um conjunto de regras para desempenharem suas atividades. A complexidade das tarefas neste caso indefere, sejam elas complexas ou não a solução deve entregá-las e inclusive com um alto volume. Pode-se pensar em exemplos como uma replicação de dados entre sistemas ou na coleta de indicadores de uma organização, situações nas quais o robô pode ser programado para executar de tempos em tempos ou depender de gatilhos para sua execução. É possível que um robô desta categoria possa ser implantado e executado em um servidor.
Alguns pontos podem dar uma visão geral dos benefícios que essas automações podem trazer para empresas no geral. Segue abaixo algumas das principais vantagens:
Precisão: Não é incomum que erros humanos aconteçam, entretanto os robôs viabilizam a execução de tarefas de forma padronizada e precisa, trazendo maior assertividade no que está sendo executado e reduzindo a taxa de erros na operação.
Agilidade e eficiência: Automações costumam ser mais ágeis que seres humanos, de fato máquinas não cansam o que possibilita a execução de tarefas de forma prolongada e repetitiva em menos tempo. Nestes casos é possível que um mesmo colaborador possa performar mais no mesmo período de tempo, ou algumas tarefas passarem a ser quase que completamente autônomas, trazendo uma maior eficiência operacional.
Escalabilidade: Crescimento e expansão das organizações podem exigir um esforço das áreas de negócio, principalmente para se adaptarem ao aumento na quantidade de trabalho. Neste quesito vale ressaltar que soluções de RPA, principalmente as Não Assistidas, podem ser ótimas opções para tarefas de grande volume.
Detecção de Defeitos: Os robôs podem ser programados apoiando estratégias de detecção de defeitos em tempo real, monitorando continuamente o comportamento ou desempenho do software em produção, através de logs, por exemplo. Isso permite a detecção imediata de qualquer anomalia ou defeito, possibilitando uma resposta rápida para minimizar o impacto sobre os usuários finais.
O mercado atualmente dispõe de soluções pagas ou gratuitas para o desenvolvimento de robôs. Acompanhe a seguir algumas opções dispostas no mercado:
Robot Framework: Amplamente utilizado para automação de testes e processos. Ele oferece uma sintaxe fácil de usar e é altamente configurável, tornando-o uma escolha popular para uma variedade de casos de automação.
UiPath: Uma das opções líderes em RPA, traz uma plataforma que não exige programação avançada e oferece suporte a automação do tipo Assistidas e Não Assistidas.
Automation Anywhere: Plataforma com uma variedade de recursos e que possibilita a automação de processo em ambientes distintos, inclusive na nuvem.
Microsoft Power Automate: Solução da Microsoft que suporta principalmente soluções de RPA assistidas, embora haja recursos para não assistidas em certas situações. Possibilita automação entre aplicativos e serviços incluindo também integração com produtos Microsoft.
Como vimos, a automação robótica de processos é uma abordagem interessante para diversos cenários, visto que os robôs podem passar a assumir uma ampla gama de tarefas manuais e repetitivas da organização, trazendo não só eficiência, mas possibilitando que os funcionários possam se dedicar a tarefas menos operacionais e de maior valor.
Ficou interessado nos benefícios que o RPA pode trazer para a sua organização? Entre em contato e avalie como essa solução pode apoiar o seu negócio.
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