04 Julho, 2025 |
Por: Cristiano Baumgartner
04 Julho, 2025 |
Por: Cristiano Baumgartner
Sistemas SAP estão no centro de operações críticas de empresas que os utilizam. Desde a gestão financeira até a cadeia de suprimentos, qualquer falha nesse ecossistema pode comprometer não apenas a produtividade, mas também a reputação da marca. Portanto, em um cenário de alta competitividade, garantir a qualidade do seu SAP não é apenas uma boa prática, é um diferencial estratégico.
Imagine uma entrega importante. O time corre contra o relógio, as funcionalidades estão no ar, mas algo falha. O bug aparece em produção, os usuários reclamam, a marca sofre o impacto. Isso não pode se tornar regra. Qualidade precisa deixar de ser um gargalo e se tornar uma vantagem competitiva.
Diferente de outros sistemas, o SAP integra múltiplos módulos e processos que se comunicam em tempo real. Um erro em uma customização ou atualização pode gerar impactos em cadeia: desde o atraso na emissão de notas fiscais até falhas em entregas logísticas. Por isso, a realização de testes sejam manuais ou automatizados, deve ser parte fundamental da governança de TI. Confira nosso artigo sobre Mais Qualidade e menos Riscos: A importância de aumentar a Cobertura de Testes, que mostra como ampliar cobertura reduz falhas em ambientes complexos.
Quais são os principais sistemas SAP no mercado hoje
Entre as soluções mais utilizadas pelas empresas, destacam-se:
· SAP ECC (ERP Central Component): ERP tradicional usado por milhares de empresas, com módulos como FI (Financeiro), MM (Materiais), SD (Vendas e Distribuição), entre outros.
· SAP S/4HANA: Nova geração de ERP, mais rápido e inteligente, baseado em banco de dados in-memory. É o caminho natural de evolução do ECC.
· SAP Business One (SAP B1): Voltado para pequenas e médias empresas, com recursos de ERP adaptados.
· SAP SuccessFactors: Plataforma para gestão de capital humano (RH).
· SAP Ariba: Solução de compras e suprimentos com foco em colaboração entre fornecedores.
· SAP Concur: Gestão de viagens e despesas corporativas.
· SAP Customer Experience (CX): Inclui SAP Commerce Cloud, Marketing Cloud e Sales Cloud, voltado à experiência do cliente.
· SAP Analytics Cloud: Business Intelligence, planejamento e análise de dados em uma única plataforma.
· SAP Integrated Business Planning (IBP): Planejamento de cadeia de suprimentos com foco em previsibilidade e resposta rápida.
A qualidade de software é uma área que objetiva garantir que o produto seja entregue com o mínimo de defeitos através da validação e verificação de processos de desenvolvimento. Seu principal objetivo é garantir um produto que satisfaça às expectativas do cliente. Nesse sentido, cada sistema SAP possui características únicas e exige um plano de testes específico para garantir sua operação estável e segura. No post Manutenção de Software: A Importância dos Testes para Garantir Integridade e Confiabilidade, aprofundamos como criar planos de testes robustos em sistemas com constantes updates.
Os riscos da migração de Sistemas SAP
A migração para o SAP S/4HANA é uma etapa inevitável para quem ainda opera com o ECC. No entanto, sem uma abordagem forte de testes e qualidade, a transição pode trazer dores e complicações. Entre os principais problemas enfrentados, estão:
· Incompatibilidades com customizações legadas: muitas funcionalidades desenvolvidas sob medida no ECC não funcionam no S/4HANA sem reengenharia.
· Perda ou corrupção de dados durante a conversão: falhas nos scripts de migração ou mapeamentos incorretos comprometem a integridade das informações.
· Integrações quebradas com sistemas externos: APIs, plataformas fiscais, sistemas de CRM e logística frequentemente deixam de funcionar.
· Problemas de performance em ambiente produtivo: falta de testes de carga resultam em lentidão ou até paralisações.
· Gap entre processos antigos e novos modelos SAP: falhas de alinhamento entre o time de TI e as áreas de negócio provocam confusão e retrabalho.
Esses riscos reforçam a importância de executar testes abrangentes em todas as fases do projeto: planejamento, migração, validação de dados, homologação e entrada em produção.
A importância dos testes em ambientes críticos
Empresas que operam com SAP lidam com grandes volumes de dados e processos altamente regulados. Isso exige:
· Validação de integrações;
· Simulação de cenários fiscais e contábeis;
· Testes de regressão e segurança;
· Performance sob carga real;
Com uma estratégia de QA robusta, é possível prever falhas, otimizar operações e evitar impactos financeiros e operacionais. Testes manuais permitem uma validação detalhada e humana das funcionalidades, essenciais especialmente nas primeiras fases de um projeto SAP ou em testes exploratórios. Já a automação entra para escalar a qualidade: economiza tempo, reduz riscos e permite entregas contínuas com confiança.
Adicionalmente, ao aplicar testes contínuos (CI/CD) e automações com ferramentas adequadas, as empresas passam a atuar de forma preventiva. Isso reduz riscos e permite que evoluções no SAP como novas funcionalidades ou migrações, aconteçam com mais segurança.
A Testing Company tem mais de 14 anos de experiência em qualidade de software e já entregou projetos SAP com excelência. Somos uma consultoria especializada em Qualidade de Software que não entrega somente testes. Empresas que investem em processos de testes estruturados conosco obtém:
· Redução significativa de bugs em produção;
· Maior previsibilidade e produtividade das entregas;
· Aumento da confiabilidade e estabilidade dos sistemas;
· Relatórios analíticos para apoiar decisões técnicas e de negócio;
· Diminuir interrupções causadas por falhas críticas.
Recentemente, conduzimos um projeto de automação de testes para um sistema SAP com mais de 50 cenários críticos. Antes da automação, os testes manuais levavam cerca de 3 dias para serem executados. Com a automação implementada pela nossa equipe, esse tempo foi reduzido para apenas 4 horas, incluindo a execução de testes mobile integrados.
Se você quer confiança, estabilidade e performance em SAP, conte com a Testing Company. Fale com nossos especialistas e conheça nossos cases!
0 Comentários